Virei Notícia

O Papel da Assessoria de Imprensa na Construção da Reputação Corporativa

O Papel da Assessoria de Imprensa na Construção da Reputação Corporativa - Virei Notícia

 O papel da assessoria de imprensa na construção de uma reputação corporativa é essencial. 

Afinal, o assessor de imprensa gerencia o relacionamento da empresa com os veículos de comunicação. 

Quando há ações positivas e novidades, o assessor apresenta aos veículos essa pauta. Em situações de crise ou quando os veículos precisam saber sobre a empresa, o assessor pode mediar, informando o posicionamento da empresa e alimentando esse relacionamento.

O que acontece quando o papel da Assessoria de Imprensa na construção da reputação corporativa é falho?

Eis que você cria ações, mas ninguém fica sabendo o que acontece em sua empresa. Você conhece o programa de inovação criado pela Apple este mês, janeiro de 2024? 

Caso não conheça, pode ter certeza que é porque a Apple não fez um projeto este mês, mas segue trabalhando de forma sigilosa e quando esse projeto de inovação surgir, você vai ouvir.

É evidente que grandes empresas desenvolvem inovações não apenas para beneficiar as pessoas, mas também com o objetivo de ganhar visibilidade na mídia, afinal, são marcas com funcionários, vivenciando uma realidade capitalista de negócio, portanto, com o objetivo de se destacar frente aos concorrentes. 

No ano de 2023, a Apple lançou seus óculos de realidade aumentada e a repercussão foi imediata, sua campanha rivalizou e tomou para si os noticiários do mundo inteiro. 

Fato que demonstra a rapidez com que tais iniciativas podem chamar a atenção do público.

Vale destacar, ainda, que a Apple é uma empresa notoriamente conhecida, contém reputação e autoridade de mercado que foi construída ao longo do tempo.

Diante disso, é fundamental ficar atento a tudo que está sendo realizado pelo assessor. Faz parte do serviço do assessor ter insights e criar matérias informativas.

Explorar como uma boa assessoria pode moldar a percepção pública da empresa é de extrema importância para a comunicação. 

5 estratégias cruciais para construir uma boa reputação corporativa:

 1 Explore os pontos fortes da sua empresa.

No que sua empresa é boa? Quais são seus diferenciais competitivos? Qual a sua fatia de mercado, onde você está mais presente. Como as pessoas veem o seu trabalho? 

São perguntas que precisamos entender bem e você, como gestor, saber de trás pra frente as respostas. 

Seus pontos fortes são pautas que podemos explorar, o lugar em que está presente é um norte que podemos trabalhar, e tudo que sua organização tem de bom, pode virar ações práticas que podemos cobrir. 

Já pensou em realizar uma live para discutir esses pontos com seu público de interesse?

2 Divulgue sua marca localmente, sem esquecer os veículos de menor porte.

A abordagem local é uma peça-chave na construção de uma reputação sólida. 

O assessor de imprensa deve direcionar esforços para alcançar a comunidade local, aproveitando veículos de comunicação regionais e nichos específicos.

Esses meios, muitas vezes esquecidos, têm um impacto significativo na construção da credibilidade local.

Ao compartilhar histórias relevantes e engajar-se com a comunidade, a marca se torna parte integrante do ambiente local.

 

3 Amplie a visibilidade da sua marca de maneira abrangente.

Pense grande, sonhe grande, afinal, estamos vivenciando a era da escalabilidade. 

É o momento mais propício do mundo para disputar mercado com grandes corporações e você pode com simples ações e os contatos certos, se posicionar como uma marca de notoriedade.  

O assessor de imprensa deve buscar oportunidades de exposição em diversos canais de comunicação, incluindo mídias tradicionais, engana-se quem pensa que o resultado apenas está em campanhas e posicionamentos digitais. 

Tudo depende do seu público, se fosse desta forma apenas, não teríamos os dados dos investimentos de propagandas no BBB por exemplo, e até mesmo no Super Bowl. 

Portanto, criar uma presença consistente e coesa em diferentes meios, faz com que você alcance uma audiência mais ampla, contribuindo para a disseminação do seu produto / serviço, sendo assim, fique atento aos veículos de grande repercussão que fazem sentido para a sua marca.

4 Não negligencie a importância do manual de contingência/manual de crise.

A preparação para situações adversas é tão crucial quanto promover as conquistas. O assessor de imprensa desempenha um papel fundamental ao criar e implementar um manual de contingência/manual de crise. Quando uma situação indesejada acontece, é recomendado que exista um norte de como agir quando as coisas saem do controle. A gestão de crise deve ser falada e ações planejadas, desta forma você não será surpreendido e saberá agir da melhor maneira, por mais que surja em seu planejamento conversas difíceis, elas precisam ser realizadas para que você não seja surpreendido e tenha uma indesejada dor de cabeça.

 

5 Como anda seu trabalho com assessoria de imprensa?

É importante lembrar que as pessoas consomem marcas nas quais confiam. Não adianta oferecer preços mais baixos se a reputação não for boa. 

Diante da exigência do mercado por profissionais altamente capacitados, convidamos você a conhecer o Virando Notícia. 

Comprometemo-nos a aprimorar significativamente o papel da assessoria de imprensa em sua empresa, visando construir uma reputação corporativa de modo dinâmico, sustentável e profissional.

Porque escolher a Assessoria de Imprensa da Virei Notícia para sua empresa?

Na Virei Notícia você conta com profissionais com anos de experiência de mercado em assessoria de imprensa e também com amplo relacionamento com grandes veículos de imprensa.

Acessar o canal certo para apresentar sua mensagem para o público ideal é o que fazemos melhor, por isso nos destacamos com diversos cases no mercado.

Você pode conhecer mais sobre nosso trabalho acessando nossa página de Assessoria de Imprensa ou conferindo alguns dos diversos cases de sucesso que temos listados.

Se estiver desenvolvendo a sua estratégia para construir um posicionamento de marca forte você também pode acessar nosso outro artigo sobre Como construir uma marca forte com a Assessoria de Imprensa.

Destacamos que, em uma campanha desenvolvida para BAW BAW, conseguimos aumentar em mais de 20% o número de seguidores da empresa e esse é apenas um simples exemplo de como esse trabalho pode impulsionar sua marca para o topo.

Entre em contato, explore também nosso Instagram e mantenha-se atualizado sobre as ações e cases que participamos. Somos a empresa certa para impulsionar a sua visibilidade e reputação no mercado.