Virei Notícia

Não é conversa, são cases

JN – Roldão Atacadista

Há tempos o Roldão Atacadista, uma das maiores empresas do segmento de comércio de gêneros alimentícios nos modelos de atacado e autosserviço recebe os mais variados públicos desde micros, pequenas e grandes empresas transformadoras, revendedores de alimento e consumidores finais.

Para se protegerem da inflação dos alimentos, as famílias das classes mais altas estão optando pelos chamados atacarejos — modelo de negócio que utiliza as vantagens do atacado e do varejo para oferecer diversos benefícios aos consumidores. Segundo pesquisa realizada pela NielsenIQ em abril de 2022, dois em cada três lares, ou seja, 66%, vêm optando por comprar em maior quantidade para evitar os seguidos aumentos de preços.

 

ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO

Baseada nessa informação, a equipe da Virei Notícia conseguiu inserir o Roldão Atacadista, através do então Diretor Comercial, em uma matéria no Jornal Nacional, da Rede Globo, para explicar o motivo das pessoas da classe média buscarem uma redução de preços em pontos de distribuição mais em conta, além dos diversos outros atrativos dos atacarejos.

 

RESULTADO

Nosso trabalho de Relacionamento com a Mídia focado em posicionar, gerar visibilidade e potencializar a reputação de nossos clientes alcançou o telejornal mais tradicional e de maior audiência da TV brasileira. Na Grande São Paulo (praça de audiência usada como parâmetro para boa parte do mercado publicitário), segundo a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência representa 76.577 domicílios e 205.377 indivíduos. Com audiência média na casa dos 30 pontos do Jornal Nacional, a marca do Roldão Atacadista impactou mais de 6 milhões de pessoas.

Valor Econômico – Osten Moove

Caracterizada como uma venture buider, organização que constrói startups utilizando recursos próprios, a Osten Moove iniciou a parceria com a Virei Notícia com a seguinte informação: a empresa vai aportar até R$ 100 milhões em 2022 em empresas de tecnologia – com potencial de se tornarem unicórnios – focadas em IA, Blockchain e Deep learning.

 

ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO

Com o objetivo de apresentar a empresa ao mercado e gerar credibilidade no segmento, a estratégia estabelecida pela Virei Notícia foi divulgar essa informação, através do diretor Fabiano Nagamatsu, considerado um dos 3 melhores mentores de startups do Brasil, avaliador do Shark Tank Brasil e mentor, alumni InovAtiva BR, em um grande veículo focado em Negócios.

 

RESULTADO

Matéria exclusiva no jornal e portal Valor Econômico, um dos mais importantes veículos de economia, finanças e negócios do Brasil, com declarações detalhadas do executivo. Além da publicação no Valor Econômico, a Virei Notícia conseguiu espaço na Forbes, um dos principais e mais conceituados portais/revista de negócios e economia do mundo; no portal Cointelegraph, líder de mídia digital com notícias sobre tecnologia blockchain, ativos cripto e tendências emergentes da fintech; além de diversos outros veículos sobre negócios.
Com as publicações, a marca foi impactada por mais de 3 milhões de pessoas.

SPTV – Electricus

A circulação de carros elétricos e híbridos já é uma realidade no país e os incentivos para a ampliação dessa frota só vem crescendo. Especialistas em mobilidade elétrica acreditam que em 2030 a frota eletrificada brasileira será de 2 milhões.

Já se preparando para uma nova realidade, a cidade de São Paulo criou, em março de 2021, a lei n° 17.336, que dispõe sobre a obrigatoriedade da previsão de solução para carregamento de veículos elétricos em edifícios (condomínios) residenciais e comerciais, no Município de São Paulo.

 

ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO

Com os dados em mãos colocamos a Electricus, empresa brasileira focada em soluções de infraestrutura para a recarga de veículos elétricos, e seu CEO, Evandro Mendes, como porta-voz do assunto nos principais veículos de comunicação de São Paulo.

O objetivo, além de dar exposição à marca e destacar a qualidade dos carregadores da empresa, foi colocar o executivo para citar e esclarecer os pontos que ficaram sem definição da nova lei e os benefícios aos usuários de carros elétricos e híbridos.

 

RESULTADO

Inserção, com entrevista do porta-voz, dados e cases da Electricus no principal jornal local da TV Globo, o SPTV 1ª Edição, jornal local com a maior audiência da televisão aberta no país.

Na Grande São Paulo (praça de audiência usada como parâmetro para boa parte do mercado publicitário), segundo a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência representa 76.577 domicílios e 205.377 indivíduos. Com audiência média de 10 pontos do jornalístico, a Electricus foi vista por mais de 2 milhões de telespectadores.

Jornal da Band – InspireIP

Em janeiro de 2022 a InspireIP, empresa brasileira que oferece o registro de direitos autorais em Ethereum Blockchain, comprou um terreno no metaverso do The Sandbox. Convertido de criptomoeda para o Real para, o investimento foi de aproximadamente R$ 80 mil.

Com o terreno a empresa passou a ter a possibilidade de colocar NFTs exclusivos nesse ambiente, além das alternativas de branding e inovação com marcas. Por isso, precisávamos ir além da aquisição, mas mostrar as possibilidades de ação no metaverso.

 

ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO

Além dos veículos ligados à blockchain, criptomoedas e metaverso, o objetivo do Plano de Comunicação passava, também, por divulgar o assunto para o grande público. A estratégia foi unificar a pauta com cases do mercado imobiliário real e a crescente onda de aquisições de terrenos no metaverso.

 

RESULTADO

Exposição da empresa, ambições e CEO para mais de 800 mil pessoas (segundo a Kantar Ibope Media) em um dos telejornais com mais credibilidade no País, o Jornal da Band e nos jornalísticos do canal Band News TV. A divulgação também foi destaque na IstoÉ Dinheiro, Portal MSN, Cointelegraph, NeoFeed, entre outros diversos veículos.

Através de um trabalho de comunicação de médio prazo, posicionamos Caroline Nunes, fundadora da InspireIp e da Origgio, como uma referência dentro do mercado de blockchain, NFT´s, metaverso e assuntos relacionados a Web3.0 no Brasil, sendo um dos nossos principais cases de construção de reputação.

Forbes – SP4CE

Conhecida dos entusiastas da blockchain como a influencer dona da maior comunidade de blockchain games da América Latina no Instagram, Heloísa Passos precisava se apresentar ao mercado como a CEO da SP4CE Games, principal companhia do setor de games play-to-earn do país.

O desafio da Virei Notícia era mudar a imagem de jogadora, construir e gerir a reputação da SP4CE para um mercado que só no primeiro trimestre de 2022 captou US$ 2,5 bilhões, de acordo com a pesquisa Dapp Radar e Blockchain Game Alliance (BGA).

ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO

Buscar um veículo que fosse além do segmento de blockchain e games. Nossa primeira exposição precisava ser em grande estilo. Buscamos, então, um veículo que tem amplo poder em unir visibilidade qualificada e credibilidade no segmento de negócios.

 

RESULTADO

Matéria, com foto, em um dos principais e mais conceituados portais/revista de negócios e economia do mundo, a Forbes.

Além de apresentar e posicionar a SP4CE no mercado, conseguimos mudar a imagem de Helo Passos. Após grande repercussão na Forbes, com exposição para mais de 50 mil pessoas, a executiva passou a ser fonte sobre assuntos relacionados a blockchain games em veículos como Folha de SP, CNN Brasil, Money Times, Cointelegraph, Exame, Canaltech, Portal do Bitcoin, Meio&Mensagem, BeInCrypto, entre tantos outros. Em um pequeno espaço de tempo, a Helô Passos passou a ser reconhecida como a jogadora que virou empresária e referência de games que rodam em blockchain no Brasil.

CBN – Dinâmica

A demanda por energia solar no país vem crescendo rapidamente e não só pela necessidade de uma energia limpa, mas também por conta de frequentes crises hídricas, reajustes nas tarifas de luz, além do aumento do preço do petróleo no mercado internacional e a criação de um novo marco legal para a geração própria de fontes renováveis.

 

ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO

Nesse cenário, nosso desafio com a Dinâmica Energia Solar – empresa com mais de 20 anos de existência e mais de 110 mil instalações de sistemas solares pelo país – era explicar ao grande público e impactar futuros clientes (proprietários de residências, fazendas, comércios e cooperativas) que eles poderiam se beneficiar dessa democratização e, ainda, entenderem as facilidades dos financiamentos bancários para painéis de energia solar.

 

RESULTADO

Conseguimos diversas inserções em mídias pelo país, com destaque para a entrevista de cerca de 8 minutos, para mais de 45 cidades no Brasil, na rede CBN de rádio – uma das maiores emissoras do país. Na ocasião, o executivo falou sobre os negócios da empresa, a nova lei de isenção de encargos setoriais, as vantagens e economia com a instalação de sistemas solares, entre outros temas de interesse geral.

Além da CBN, o porta-voz da Dinâmica Energia Solar foi entrevistado na Rádio Jovem Pan, Folha de S.Paulo, Portal G1, Portal Solar, Canal Solar, R7, Monitor Mercantil, Canal Rural, IstoÉ, Diário do Grande ABC, Jornal de Brasília, Portal Yahoo, PropMark, entre outros veículos.

Lives Corporativas

A Virei Notícia tem modernos equipamentos, câmeras 4K, drones, ilhas de edição, animação 3D, iluminação, áudio profissional e um time criativo para colocar ideias em movimento, além de impactar e cativar a audiência do seu negócio.

Realizamos coberturas e transmissões, ao vivo, de eventos. Nossas lives já foram vistas por milhares de pessoas.

Um dos principais cases da agência foi a Live Corporativa para as empresas Porto Sudeste, porto privado, projetado para o manuseio de granéis sólidos e líquidos instalado na Ilha da Madeira, em Itaguaí, no Rio de Janeiro; e para a Mineração Morro do Ipê, companhia responsável pela gestão e processamento de minério de ferro, localizadas na região de Serra Azul, em Minas Gerais.

Vídeos Institucionais

Nascemos para ser o braço de comunicação da sua empresa e a nossa missão é fazer a sua marca ser lembrada. Por isso, contamos a sua história também em vídeo – sempre focados em impactar e cativar a sua audiência.

Nosso time de audiovisual cria, produz e finaliza vídeos para o YouTube, Redes Sociais, TVs Corporativas, Institucionais, Programas de TV e Comerciais. Contamos com modernos equipamentos como câmeras 4K, drones, ilhas de edição, animação, iluminação, áudio profissional e um time criativo para colocar ideias em movimento.

Um dos principais cases dessa área é a produção de vídeos para o Roldão Atacadista, uma das maiores empresas do segmento de comércio de gêneros alimentícios nos modelos de atacado e autosserviço, com 40 lojas no Estado de São Paulo.

Canais no Youtube

Estamos na “Idade Mídia” onde a briga é por sua atenção e apenas marcas e ideias relevantes são lembradas e o conteúdo audiovisual é determinante na estratégia de comunicação. Por isso, criamos, produzimos e finalizamos vídeos para o canal no YouTube da sua empresa.

Não importa se partiremos do zero, se vamos reformular ou seguir uma linha estabelecida, nós contaremos a sua história com o seu DNA.
Cuidamos de tudo. Roteirização, formato, entrevistados, locações, logística de gravação, equipe, catering, arte gráfica, sonorização e pós-produção. Contamos com modernos equipamentos e um time criativo para colocar ideias em movimento.

Mais do que fazer empresas e marcas virarem notícia, nós transformamos ideias em imagens para impactar e cativar a sua audiência.
Um dos principais cases de sucesso é a produção do canal do YouTube da marca Baw Waw, empresa com o maior mix em produtos para pets do país.

Quando a Virei Notícia iniciou o trabalho o canal contava com aproximadamente 20 mil inscritos. Atualmente o canal reúne mais de 271 mil inscritos e cerca de 38 milhões de visualizações.

Podcast e Rádio – Baw Waw

Visando aumentar a visibilidade da marca, a Virei Notícia desenvolveu o projeto de branded content para podcast e rádio com o nome: “Dicas Pet Baw Waw”, da empresa com o maior mix em produtos para pets do Brasil.

Criado e produzido pela Virei Notícia, o conteúdo reuniu dicas de saúde, cuidados com os animais de estimação, curiosidades do segmento, guia de raças, entre outros assuntos do segmento Pet.

Além de toda a produção, também distribuímos os ‘programas’ para as principais rádios do interior do país.

Podcast – Caruso Lounge

Projeto desenvolvido para a criação do podcast do Caruso Lounge, maior tabacaria da América Latina. Uma empresa centenária e referência no setor.

Podcast – Assessoria Live XP

Projeto desenvolvido para XP Investimentos, uma das maiores corretoras independentes do país, especificamente para o canal “Assessoria Live XP”.

Produto consolidado dentro da empresa passaria por reformulações conduzidas pela Vire Notícia, onde os conteúdos do canal seriam adaptados para o formato de áudio.

Podcast – Fatej/Fadisa

O ‘Direto ao Ponto’ foi um podcast produzido pela Virei Notícia para o Grupo Educacional composto pela Faculdade de Tecnologia Jardim – FATEJ e pela Faculdade de Direito Santo André – FADISA.

Foram nove episódios gravados com especialistas e professores, focando sempre na transformação do ser humano através da Educação.

Cuidamos de tudo:

– Criação das vinhetas de abertura e encerramento

– Desenvolvimento do roteiro

– Produção Captação Edição e Sonorização

– Criação das descrições dos episódios

– Publicação em oito plataformas

 

Conteúdo – On e Offline

Redigimos conteúdos para cada um dos canais de comunicação da sua empresa, levando em consideração o ramo de atividade, produtos, serviços e objetivos. Criamos textos e artes para blogs, portais, redes sociais, sites, landing pages, e-mail marketing, revistas, jornais, informe publicitário, manuais, roteiros e infográficos.

Conteúdo – Linkedin

Em meio a tantos canais de comunicação e estratégias utilizadas por diversas empresas para atrair o lead ideal, entender como se destacar no LinkedIn é essencial para encontrar boas oportunidades de fazer o negócio do cliente ter visibilidade.

Vale ressaltar que mais da metade das empresas registradas no LinkedIn já possui uma company page. O dado só reforça a ideia de que a plataforma está sendo um recurso para atrair bons resultados.

Baseado nesse cenário, a Virei Notícia realizou um trabalho de produção de conteúdo para o LinkedIn da TuneTraders, primeira empresa do mundo a lastrear os royalties aos tokens – inclusive NFTs -, que possibilita o financiamento de obras musicais através da venda das participações nos projetos cadastrados em sua plataforma.

Com o objetivo estratégico de evidenciar o pioneirismo da empresa no Brasil, o conteúdo gerado destacava os assuntos do segmento de tokenização musical que estavam sendo abordados nos EUA. Textos informativos, com storytelling efetivo – confirmando, assim – o seu posicionamento da marca no mercado brasileiro.

As postagens sempre com imagens chamativas. Segundo o próprio LinkedIn, publicações com boas imagens recebem duas vezes mais engajamento. Outro ponto de destaque é a periodicidade. Empresas que postam semanalmente no LinkedIn veem uma taxa de engajamento duas vezes maior.

Conteúdo – Redes Sociais

As redes sociais estão desempenhando um papel cada vez mais importante na construção da imagem de uma empresa, bem como são as principais maneiras de atrair o público-alvo e conseguir fazer deles clientes fiéis. No entanto, para que elas possam funcionar, é preciso estar sempre ativo e acompanhando as tendências.

Um dos melhores tipos de conteúdo para o Instagram, ultimamente, são as storytellings, que tratam-se de histórias que podem ser contadas ao seu público por meio de vídeos, textos, imagens ou áudios. Elas são a melhor forma de atrair pessoas, além de fazer com que elas confiem em você e no seu negócio.

A Virei Notícia, entre outros trabalhos de produção de conteúdo para redes sociais, realizou uma ação especial para o IT+, instituto que tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável através de atividades direcionadas à inclusão social.
Com foco no objetivo do cliente, criamos postagens com destaque para a consciência ambiental – com dicas e alertas que se referiam à compreensão de medidas para preservar a natureza.

O Instagram é feito para ser rápido. Para ter resultado, é preciso mostrar que a ‘conta’ traz novidades no seu nicho, em primeira mão, se possível.

Projetos Especiais – Baw Waw contra o Coronavírus

Esse case é um trecho de um dos três vídeos da campanha #BawWawContraOCoronaVírus, uma websérie criada, produzida e executada pela Virei Notícia para uma das maiores marcas do segmento pet do Brasil.

Os vídeos contaram com a participação do biólogo Richard Rasmussen, embaixador da marca. A websérie reuniu conteúdo específico sobre os cuidados com cães e gatos no período de isolamento durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. O tema, na ocasião, era pouco divulgado e a marca saiu na frente ao prestar serviço à população e consumidores.

Direcionada para o Instagram oficial empresa, a campanha resultou em um crescimento orgânico de 20% no número de seguidores na rede social, além de exposição na mídia especializada.

Projetos Especiais – Ação de Dia das Mães e dos Pais

Nosso desafio foi criar duas ações: uma para o “Dia das Mães” e outra para o “Dia dos Pais” para cerca de mil colaboradores das empresas Porto Sudeste, porto privado, projetado para o manuseio de granéis sólidos e líquidos instalado na Ilha da Madeira, em Itaguaí, no Rio de Janeiro; e para a Mineração Morro do Ipê, companhia responsável pela gestão e processamento de minério de ferro, localizadas na região de Serra Azul, em Minas Gerais.

Com briefing de oferecer aos colaboradores experiência e não mais um presente físico, a solução foi desenvolver, junto com o departamento de Comunicação das empresas, um show online com o humorista Maurício Meirelles – um dos maiores nomes da comédia nacional.

Além do espetáculo personalizado focando na data e nas características das empresas, oferecemos a tecnologia, produção e closed caption simultâneo para que todos pudessem rir e relaxar onde quisessem!

O resultado? Alta aderência, engajamento dos colaboradores, ambiente leve, descontraído, feedback positivo do cliente, muitas risadas e mamães e papais felizes!

Projetos Especiais – Ação Pet Itinerante / Roadshow

Para aproximar a marca Baw Waw, empresa com o maior mix em produtos para pets do Brasil, de seu público-alvo, a Virei Notícia idealizou um roadshow, formato de exposição itinerante que percorre diferentes locais por determinado tempo com a finalidade de criar oportunidades de negócio por meio de lançamentos de produtos, demonstrações, treinamentos, divulgações e vendas.

O roadshow é reconhecido mundialmente como um formato de evento eficiente, sobretudo, para alavancar campanhas promocionais e de divulgação, viabilizando projetos bem segmentados e muito próximos do público-alvo, seja para uma ação específica de vendas ou para o fortalecimento da marca no mercado.

No ‘Roadshow Baw Waw’, a marca teve a oportunidade de consolidar as seguintes ações:

– Eventos pet
– Parceria com ONG´s
– Mobilidade
– Alcance nacional
– Degustação
– Distribuição de brindes
– Parceria com mídias locais
– Espaço selfie pet
– Venda de produtos
– Personalização de itens
– Workshops

Projetos Especiais – Realidade Aumentada

Em ação para o IT+, instituto que tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável através de atividades direcionadas à inclusão social, a Virei Notícia idealizou uma ação de Marketing de Guerrilha via realidade aumentada.

A característica mais marcante desse tipo de marketing é o choque que ele pode causar no público, sendo por vezes grandioso, direto e pouco sutil. Causar esse impacto, enfim, é uma ótima forma de promover sua marca sem precisar fazer grandes investimentos.

Na interação de realidade aumentada visualizada por meio de tablets, o público seria induzido a observar uma montanha de lixo, em 3D, simulando a quantidade de resíduos gerados por dia na cidade de São Paulo.

O lixo acumulado teria a comparação em escala com alguma referência da cidade, como o MASP, Edifício COPAN, antenas e torres de transmissão de emissoras de rádio e televisão localizadas na Av. Paulista, etc.