Por que é tão estranho para um CEO ler e aprovar comunicados à imprensa?
Segundo Cameron Craig, que trabalhou na equipe de comunicação de produtos da Apple durante 10 anos, tal tarefa é uma responsabilidade fundamental de qualquer líder de empresa bem-sucedido. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No entanto, era tão incomum para os outros que o site de notícias Business Insider publicou a seguinte manchete: “Steve Jobs lia e aprovava cada comunicado de imprensa da Apple”
Nos anos 2000, o então CEO da empresa multinacional norte-americana fazia questão de ler cada um dos textos antes que eles chegassem aos seus destinatários.
Se o projeto não era fácil de compreender, Jobs não aprovaria.
“Se um ‘mero mortal’ não conseguia entender a nossa língua, então nós tínhamos falhado. E o fracasso não era uma opção. Steve Jobs lia e aprovava pessoalmente cada comunicado de imprensa”, disse Craig em matéria publicada no Canaltech .
Em uma entrevista ao portal Digital Boom, ele reforçou que os comunicados de imprensa para os produtos da Apple eram muito fáceis de entender. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Veja, por exemplo, as comunicações ao redor do iPod. Era tudo sobre ‘1.000 músicas em seu bolso’. Ouvir música nunca mais será o mesmo”. Palavras curtas e frases curtas, repletas de emoção e significado. Não havia clichês, nem jargões. Simplicidade é uma arte perdida. Seja simples, e suas comunicações serão mais eficazes”.
Cameron Craig, que já trabalhou em outras grandes empresas do setor de tecnologia além da Apple, como PayPal, Visa e Yahoo!, destacou a estratégia de comunicação utilizada na época para impactar o público da marca.
“Éramos uma equipe pequena e incansavelmente focados em contar a história de como nossos produtos inovadores estavam dando aos clientes o poder de liberar sua criatividade e mudar o mundo”, finalizou.
#Comunicação #pr #assessoriadeimprensa #apple #stevejobs #simplicidade