Virei Notícia

Qual a diferença entre Público-Alvo e Persona?

Você sabe a diferença entre uma comunicação eficiente e uma que não dá resultados? O direcionamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conhecer sua audiência é a principal meta e a maneira mais competente para preparar uma comunicação que converse diretamente com ela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E, para isso, existem dois caminhos distintos: o público-alvo e a persona.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para identificar o público-alvo é examinado dados como: idade, gênero, estado civil, escolaridade, localização, ocupação, se o produto ou serviço destina-se a empresas ou ao consumidor final, se é de consumo frequente ou consumo pontual, entre outras abordagens.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O conceito de persona é igualmente importante como o de público-alvo. Persona é uma personagem fictícia que representa o cliente ideal, aquele com o qual você deseja fazer negócio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O termo persona é rico em detalhes sobre o cliente: investiga-se as redes sociais que mais utiliza, seus hobbies, suas objeções para comprar produtos ou serviços, suas principais necessidades, seus desejos, marcas preferidas, os maiores desafios, fontes de informação, os assuntos mais despertam atenção, etc..
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A diferença entre persona e público-alvo está no quão profundo é o estudo sobre os clientes e leads de uma empresa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enquanto a persona traz informações específicas e detalhadas do cliente ideal para uma estratégia de marketing e vendas otimizada, o público-alvo trabalha com dados gerais e definições mais amplas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#comunicação #publicoalvo #persona #audiencia