O impacto das redes sociais é muito grande na comunicação da sua empresa, para ser ignorado por sua equipe de marketing.
Muitas empresas querem tratar as redes sociais e a assessoria de imprensa como coisas independentes, no entanto a sincronização entre os canais de comunicação é uma ótima premisa para criar um posicionamento de imagem forte e sólido.
A construção de uma posicionamento de marca passa por diversos estágios e uma estratégia eficaz de transmídia pode acelerar os resultados desejados para curto, médio e longo prazos.
1 – Rapidez das redes sociais, informação com agilidade
Quando as redes sociais se popularizaram, notou-se um fenômeno diferente de como era antes a comunicação e a informação passou a ser muito mais instintiva e instantânea.
O fluxo de informação e sua agilidade impactaram a forma que se constroem a relação entre pessoas e marcas, não apenas tornando mais rapidez as relações, mas dando autonomia para as grandes massas decidirem como querem e com quais marcas querem se relacionar.
A internet se tornou uma região em que, de frente dos computadores e smartphones, as pessoas criam confiança para dizer suas opiniões, se sentem blindadas, e querem ser ouvidas, até mesmo, buscam gerar conflitos e criar comunidades.
É necessário estarmos atentos a esse movimento, pois quando a empresa não monitora as redes sociais e esse fluxo de comunicação, perde oportunidades negócios ou deixa de ser eficaz no gerenciamento de possíveis crises.
2 – Ouça a opinião das pessoas que seguem e interagem com você
Tenha uma escuta ativa em sua empresa, use as redes sociais para entender como seus usuários veem sua marca, confira as avaliações, responda, veja o que estão dizendo sobre você.
O mercado de hoje é composto por dados, e a opiniãso do seu público é um dado relevante. Se você não monitora o que estão dizendo sobre você, pode estar atacando sua integridade, questionando algum produto, etc, e infelizmente você pode perder mercado e as pessoas estarem indo contra sua empresa.
Hoje é possível monitorar em tempo real e também gerar diversos insights para encontrar oportunidades de negócio não atendidas. Com a tecnologia preditiva é possível encontrar tendências e até antever possíveis crises.
As pessoas possuem diversos canais para se comunicar e falar sobre sua marca, no Brasil é possível identificar pelo menos 300 redes sociais com alto fluxo de usuários todos os meses, por isso a tecnologia de monitoramento é essencial para avaliar a sua reputação.
Estar atento as redes sociais e plataformas como o Reclame Aqui, por exemplo, demanda tempo e esforço que não se encaixam na rotina da maioria dos empreendedores do país.
3 – Papel digital em assessoria de imprensa
A assessoria digital cumpre justamente esse papel, é necessário realizar monitoramento e incluir o inbound dentro da sua estratégia de marketing. Potencializando o seu alcance e fortalecendo a sua presença de mercado, isso possibilita alcance uma maior parcela do seu marketshare e alavancar seu faturamento e suas margens.
Pense na internet como uma ferramenta que deve ser usada a seu favor, contribuindo para a prevenção da imagem da empresa. Você pode utilizar também, essa ferramenta para monitorar blogs e espaços digitais incluindo desta forma, ações estratégicas em seu planejamento de comunicação.
Os grandes veículos de comunicação tradicional também migraram para a internet e ter acesso a esses canais pode potencializar a sua imagem e trazer um grande retorno para sua empresa ao se usa as estratégias certas.
Ao invés de confiar somente no tráfego e na sua percepção, você pode atuar com uma estratégia de diversificação com uma assessoria de impresa que conta com profissionais competentes, experientes e com relacionamento com os maiores portais de comunicação do país. Entre contato agora mesmo para saber mais.
4 – Gerenciamento de crises – Preparação e ação
Prepare sua equipe para lidar com situações desafiadoras. A internet às vezes pode ser cruel, e as pessoas com seus posicionamentos e as blindagens acreditam que podem dizer qualquer coisa sem sofrerem com penalizações ou algo do tipo, portanto, esteja sempre atento e com um planejamento bem construído.
A preparação é o que irá culminar na sua ação. Repasse com seus atendentes e equipe de comunicação, sempre que possível, a missão, visão e os valores que sua empresa carrega. Esses treinamentos são essenciais para que estejam alinhados e não ocorra erros de atendimento. Existem casos de crises que foram agravadas por uma resposta mal digitada.
Quando acontece algo que desagrada os funcionários / empresários que estão à frente dos negócios, é importante sim apagar o fogo o quanto antes, porém não devemos responder com raiva nem na mesma moeda algo que nos insulte. ,
Se você quer saber mais sobre esse tema pode acessar nosso outro artigo sobre gerenciamento de crises.
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